XTZ Ténéré 250cc.
O nome “Ténéré”, que quer dizer “deserto dos desertos” no dialeto
Tuaregue, desperta paixão em uma legião grande de fãs de aventuras e
viagens. Diversas versões dessa moto já foram lançadas pela Yamaha, que
lançou ano passado, sua Ténéré 250 para um público urbano-aventureiro.
Uma moto para ser utilizada no transporte diário, em viagens ou lazer,
que oferece autonomia, conforto e economia, preservando algumas
características trail, porém com maior aptidão para o asfalto. Os mesmos
conceitos das Yamaha Ténéré 660 e Super Ténéré 1200, foram utilizados
na concepção da 250, mas a Yamaha criou este modelo para ser utilizado
em deslocamentos urbanos e rodovias, já que tem um comportamento mais
dinâmico no asfalto, ficando a Lander mais para o terreno rural.
Seu design é todo desenhado para passar a impressão de força e
robustez. O farol é duplo, com lente em policarbonato que abriga duas
parábolas com lâmpadas halógenas de 55 Watts alojadas em uma
semi-carenagem com para-brisa.O chassi é do tipo semi-berço duplo em aço. O tanque de combustível tem capacidade para 16 litros sendo 4,5 litros de reserva. A autonomia bate os 400 Km.
O guidão é elevado, com amortecedores, os comandos estão em boa posição, e o painel de instrumentos é completo. Para o garupa, assento em degrau e alças para se segurar.
O motor é o mesmo da linha XTZ 250 X e XTZ 250 Lander e também da YS 250
Fazer, que faz uso do pistão forjado e cilindro com revestimento
cerâmico para maior resistência e melhor dissipação do calor. Ele é
monocilíndrico, quatro tempos, OHC (Over Head Camshaft) de exatos 249 cc
e tem 21 cv a 8.000 RPM. Tem um gerenciamento eletrônico que controla
um conjunto de dez diferentes leituras. A Unidade de Controle
Eletrônico (ECU) monitora e analisa as informações de cada sensor e
transmite os comandos aos vários sistemas para atender às diferentes
condições de pilotagem, como por exemplo, o sensor do ângulo de
inclinação que é usado para interromper a injeção do combustível quando
houver uma inclinação da motocicleta superior a 65 graus, sensores que
avaliam a altitude, a temperatura do ar, admissão, etc..
O freio é a disco em ambas as rodas. Na frente vem com disco com 245 mm
de diâmetro e pinça com dois êmbolos, foi melhorado pela adoção de
uma mangueira mais curta e com malha de cobre em sua extremidade junto
ao cáliper. Na traseira, um disco de 203 mm de diâmetro.
O modelo 2012 inclui a cor azul, o que completou a família Ténéré, com
cilindradas de 250, 660 e 1200. Tanto a branca como a preta também são
bonitas. Está custando R$ 12.900,00 e a garantia é de 1 ano sem limite
de quilometragem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário